Pular para o conteúdo principal

Missão Possível: Tom Cruise mantém ritmo intenso de trabalho aos 50 anos

Nesta terça-feira, 03 de julho, o eterno Lestat de Entrevista com Vampiro completa 50 anos. Apesar da recente separação, o ator continua a investir na carreira bem sucedida e acerta ao optar por filmes de ação. 

Recentemente, o ator se separou da atriz Katie Holmes, com quem manteve o casamento por cinco anos, da relação nasceu a menina Suri. O ator também foi casado com as atrizes Mimi Rogers e Nicole Kidman. 

tom_cruise
Missão Impossível III (2006) - Imagem/Paramount Pictures
Um aspecto bastante comentado na sua biografia é o seu envolvimento com a cientologia, doutrina que envolve a crença na origem alienígena e preza pela busca do autoconhecimento. Com relação a carreira, Cruise se mantém firme, apesar da baixa bilheteria do recém-lançado Rock of Ages nos EUA. Mas até alcançar o estrelato, ele percorreu um longo caminho. 

     Collider
Estrelou Rock of Ages na pele do cantor Stacee Jaxx
Divulgação/Warner Bros. Pictures
O começo foi em 1981, com uma pequena participação em Amor Sem Fim, que contava com Brook Shields e James Spader no elenco. Mas o primeiro papel de destaque veio com o divertido, Plano Arriscado de 1983, longa que marcou presença nas sessões da tarde dos anos 80 e 90. 

Na trama, ele interpretava um jovem careta que ficava 'esperto' ao se envolver com a prostituta vivida pela Atriz Rebecca De Mornay. O longa ficou marcado pela cena em que ele dança de cueca pelo corredor.

tom_cruise_rebeca
Visual do ator virou moda - Imagem/Warner
Antes de investir em histórias futurísticas ou com temáticas alienígenas, o ator protagonizou A Lenda de 1985, outro filme que 'marcou ponto' nas reprises da Globo. Nesta fantasia, ele teria que salvar a princesa e todo o reino das garras do demoníaco Escuridão.

tom_cruise
Trabalho baseado nos contos de fadas - Imagem/Universal Pictures
Mas o estronso reconhecimento internacional só ocorreria com Top Gun, o longa-metragem de 1986 narrava o romance entre o aspirante a piloto da força aérea americana e sua professora, interpretada por Kelly McGillis. Tudo embalado ao som de Take My Breat Away. 

tom_cruise_kelly_mcgillis
Papel de destaque na carreira de ambos - Imagem/Paramount Pictures
A partir daí, o ator emplacou dezenas de filmes, mas poucas produções no gênero comédia romântica. A preferência por dramas e filmes de ação marcou a trajetória dele. Em 1988, ao lado de Dustin Hoffman protagonizou Rain Main.

ton_cruise_dustin_hoffman
Dustin Hoffman foi premiado com o Oscar por esse personagem - Imagem/MGM
No ano seguinte, Tom investiu em um papel de impacto com Nascido em 4 de Julho, filme que narra a trajetória de um herói de guerra paraplégico. Enquanto o diretor Oliver Stone foi agraciado com o Oscar, o ator de 28 anos teve que se contentar com a indicação.

tom_cruise
personagem exigiu um grande preparo tanto físico quanto emocional
Imagem/Universal Pictures
Protagonizou três longas com Nicole kidman, com quem manteve uma união por 11 anos. Em Sonho Distante de 1992, eles já formavam um casal na ficção e na realidade. Sob a direção de Kubrick, eles estrelaram em 1998 o drama De Olhos Bem Fechados.

tom_cruise_nicole_kidman
Até então casados, o casal protagonizou cenas de erotismo
Imagem/Warner Bros. Pictures
Mas um grande personagem veio para o ator em 1994, ele surpreendeu a crítica ao interpretrar o  Lestat de Entrevista com Vampiro. No elenco estavam nomes, como Brad Pitt, Antônio Banderas e a jovem Kirsten Dunst.

tom_cruise_lestat
Grande vilão da carreira do ator  - Imagem/Warner Bros. Pictures
A franquia Missão Impossível tem início em 1996, ao todo foram quatro. A narrativa recheada de situações surreais e perigosas é um sucesso de público. Durante este tempo o ator variou e viveu figuras atípicas no futurístico Minority Report de 2002 e O Último Samurai de 2003, ele, inclusive, combateu as forças alienígenas no remake Guerra dos Mundos, em 2005.

tom_cruise_dakota_fanning
Com Dakota Fanning - Imagem/Paramount Pictures
Sob a direção de Brad Bird, o 4º título da franquia marcou o retorno de Tom Cruise ao personagem Ethan Hunt, o que rendeu aproximadamente cerca de 693 milhões de dólares. Confira a crítica de Missão: Impossível-Protocolo Fantasma         
                     
tom_cruise
Retorno com estilo em Protocolo Fantasma - Imagem/Paramount Pictures

  Fonte: Box Office Mojo e IMDB

Comentários